segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Dia 04 :: Abu Dhabi & Dubai

Vincent, o motorista: ele continua um fofo, gentil, educado! Chegou no hotel às 8:30, mas só saímos às 10 am. Infelizmente o Vincent não pôde fazer a viagem conosco.

A balada do sheik foi boa. Rs... Apesar que eu acabei ficando meio estressada pelo atraso já que isso atrapalhava a programação das atividades, ainda mais que a viagem até Abu Dhabi levava 1 hora e pouco e tinha horário limite para entrar na mesquita.
Anyway... deu certo, chegamos quase 11 am, apesar de não termos conseguido pegar o tour guiado pela mesquita desde o início.


A grande mesquita de Abu Dhabi está em fase final de construção. Será uma das maiores mesquitas do mundo, podendo acomodar mais de 30 mil pessoas. São + de 22 mil metros quadrados, toda revestida de mármore branco, com detalhes florais esculpidos. Lindíssima! Nunca havia estado em uma mesquita antes e fiquei impressionada por sua estrutura, tamanho, riqueza, simplicidade... tranquilidade e paz! Um templo sagrado de meditação.

Nós, as meninas, tivemos que vestir as "burkas", inclusive cobrindo a cabeça para entrar no templo sagrado da religião muçulmana. Não me senti incomodada com isso, pelo contrário me senti confortável. É interessante se colocar na posição das muçulmanas que vestem essas roupas. Segundo o guia, é uma "escolha" da muçulmana se cobrir por completo, inclusive o rosto. No Alcorão há versículos que a muçulmana deve cobrir todo o corpo, exceto rosto e mãos. Por exemplo: no dia-a-dia vemos mulheres só o "vestidinho"; ou usando roupa "normal", mas veste o "hijab" (o véu islâmico); entre outras versões. Saiba mais em http://islamicchat.org/hijab.html.


Algumas outras descobertas da religião muçulmana:

- Nos vários ambientes da mesquita há um relógio, semelhante a uma flor, com todos os horários do dia em que o muçulmano deve curvar-se à Meca e rezar. As orações começam bem cedo; são 5 ao todo no dia: manhã, meio-dia, tarde, crepúsculo e anoitecer.

- Antes de iniciar as orações, os muçulmanos devem lavar-se (ablução). Devem lavar o rosto, o antebraço e mãos, passar a mão no cabelo, os pés.

- Nas mesquitas, homens e mulheres rezam em salões separados, inclusive vemos isso também no shopping. No Mall of Emirates tem placas de sinalização indicando "Men Prayer Room" e "Women Prayer Room".

Saiba mais sobre a oração islâmica em http://www.proaweb.com.br/assalat/.



- Durante o Ramadan os muçulmanos ficam em jejum o dia inteiro, inclusive de água. O sacrifício é para sentirem as dificuldades e sofrimento dos mais necessitados/pobres. Devem doar 5% dos seus rendimentos anuais.

Da mesquita, demos um rolê pela cidade e já pegamos a estrada rumo a Dubai. Fomos à Palm Jumeirah, depois ao Madinah para almoçar. Fomos num típico restaurante árabe. Delícia!!


Depois fomos tirar fotos do Burj Al Arab, vulgo "Bujão da Arábia". Só risada e muito, + muito calor!! Muitas fotos "orkut"!! Depois fomos até à Praia de Jumeirah e Mall of Emirates.


Acabei não indo no Dubai Ski, pois descobrimos na hora que o ticket que reservamos era para aula de ski e não snowboard. Eu desisti e o meu ticket ficou com a Ana Luisa. Fui então fazer comprinhas, encontrei Gui e Fabi. Depois encontrei Val e Ana Lu, que desistiram da brincadeira e seguimos fazendo comprinhas. Dale Swatch!!! :)

Toda a galera se reuniu às 20:30 na frente do Dubai Ski e fomos jantar. Chegamos no hotel no maior hurry up porque o busão "de grátis" para o aeroporto saía às 23:30. Val e eu foi a maior loucura no quarto. Hahaha... Nunca tomei um banho tão rápido! Malas abertas no chão, Marcelo, Gui, Fabi, Maurão... Afe, mó galera!! Ainda deu tempo de ligar e me despedir do Nazih. Queria muito tê-lo visto antes de ir embora, vou ficar com saudades!


Nos despedimos do Gui, Fabi e Maurão. Eles vão ficar em Dubai + 3 dias.

Frase do dia: Bujão da Arábia (by Rick)

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br