Hoje acordamos "tarde", 9 am. Galera reunida pro café da manhã. Os dias vão passando nas Olimpíadas e o volume de jogos vão diminuindo.
Hoje rolou o último jogo da fase preliminar de volei. A seleção masculina encarou a Alemanha na outra arena dedicada ao esporte. Uma reclamação: o volei ficou com as piores arenas. O Capital Gymnasium que vimos 99% das partidas era um ginásio velho sem qualquer atrativo; esse outro ginásio de hoje é mais novo e bonito, fica dentro de um campus universitário, mas é muito (muito!) pequena.
Tentamos de todo jeito conseguir ingresso para o VO28, mas não conseguimos. Fomos eu, Val, Celo, Jaimão para a porta do ginásio e ver o que rolava. Sabíamos que os chineses tiveram muitas das suas entradas for free. Sim, só tinham que esperar numa fila, ganhar uma senha e entravam de graça. Não é à toa que tinha tantos chineses nos estádios, pois pelo poder aquisitivo da população provavelmente não haveria tantos assim lá assistindo. Fato é que nós entramos "na faixa" também. Conversamos muito com os voluntários, dizendo do esforço para comprar os tickets, que era o último jogo da fase preliminar... Demos brinquinhos, pins da bandeira do Brasil, o que tínhamos de "brindes" para gringos nós demos. Por fim, deixaram a gente entrar de graça!! Hahahaha... Depois entendemos que os voluntários liberaram a entrada, pois esse seriam também o último jogo naquela arena. As quartas, semi e finais ficariam concentradas no Capital Gymnasium.
A partida contra a Alemanha foi relativamente tranquila, sem grandes perigos para a classificação da nossa equipe em 1o lugar no grupo. Vencemos de 3 sets a 0, foi possível falar com os jogadores brasileiros, tirar fotos bem próximas deles.
No fim da tarde fomos para o Olympic Park, Bird Nest, para a prova que sonhei estar: salto com vara feminino e assistir Elena Isinbaeva bater + um recorde mundial. Lembro em Atenas de tê-la visto pela TV ganhar o ouro olímpico e de lá para cá não ter tido outra adversária à altura.
Fabiana Murer, atleta brasileira, também conseguiu classificar-se para a final e tinha chances de pódio se... SE não tivesse ocorrido fato estranhíssimo. Conseguimos sentar bem de frente para o salto com vara e percebi que uma movimentação estranha instantes antes da Fabiana fazer seu segundo salto. Especulei que ela procurava sua vara, falava com juízes de prova, tirou todas as varas que estavam dentro do cilindro/depósito e nada. A Ana chegou a ligar pro pai dela pra ter certeza de que era isso mesmo que estava acontecendo. Hehehe... Víamos que ela estava muito nervosa. Acabou não fazendo o segundo salto e foi "classificada" para o terceiro salto, ou melhor, altura (4,45 m). No salto com vara, o atleta tem 3 saltos por altura disputada a realizar em 4 ou 5 minutos (não me recordo exatamente). Fabiana perdeu o equilíbrio emocional e também as chances de ir ao pódio por causa dessa confusão, derrubou o sarrafo nos 3 saltos.
Passada a decepção, as atenções voltaram-se para Isinbaeva que estava com tudo e não tava prosa. Rs... Ela só começou a saltar a partir de 4,50 m (antes disso só as pobres mortais). Hahaha... Elena se escondia sob um edredon no gramado do ninho até a hora de saltar. Fez assim até o final. Na boa, mas ela é espetacular como atleta e fisicamente (invejo aquele abdômen... rs)!!! Quando estava no último salto, sem qualquer adversária, mas com esse bateria + um recorde mundial, Elena derrubou o sarrafo nos 2 primeiros saltos, chamou a torcida pra incentivá-la e, no terceiro e último salto ela bate o recorde de salta 5.05 metros!! Vibrei de emoção!!! Nessa altura do campeonato eu já estava sozinha. A galera toda tinha ido embora pra ir pra balada na Casa da Holanda, mas eu tava muito cansada pra isso.
Saí do Bird Nest eram quase 11 pm, andei até o metrô e fui pro albergue. Banho e cama!!!
HOJE EU VI...
Volei (masc)
Brasil 3 x 0 Alemanha
Atletismo
Salto c/ vara (fem final)
1. Elena Isinbaeva (Rússia)
2. Jennifer Stuczynski (EUA)
3. Svetlana Feofanova (Rússia)
...
10. Fabiana Murer (Brasil)
Salto à distância (masc final)
1. Panamá2. África do Sul
3. Cuba
Arremesso de disco (fem final)
1. EUA
2. Cuba
3. Ucrânia
3000m c/ obstáculos (masc final)
1. Quênia
2. França
3. Quênia
800m (fem final)
1. Quênia
2. Quênia
3. Marrocos
400m c/ barreiras (masc final)
1. EUA
2. EUA
3. EUA
+videos - Fabiana Murer saltando: http://www.youtube.com/watch?v=PhxgK5zcDLM
Nenhum comentário:
Postar um comentário