Hoje eu acordei muito mal da rinite. Poderia dizer com os 4 pneus arriados. Parte disso é o ar muito poluído de Pequim. Em algumas fotos é possível ver um céu cinzento, nublado que no Brasil imediatamente relacionaríamos a um dia frio e chuvoso. Mas em Pequim isso não é regra: os dias são muito quentes (por volta de 30-35 graus), o sol é um borrão por trás das nuvens de poeira das termelétricas de carvão, muita umidade... Não há saúde que aguente! E a minha não aguentou, ainda mais considerando noites mal dormidas (ou melhor, bem dormidas as poucas horas que dormi... rs) e má alimentação. A correria dos Jogos, de ir para um jogo e outro não permite uma alimentação muito adequada. Pelo menos o café da manhã tem sido bom todos esses dias, pois no albergue há um restaurante legal com opção com torradas, ovos mexidos, queijo e iogurte natural. Aliás, ficamos muito surpresos com essas opções bastante ocidentais para o breakfast.
Tanto eu quanto Val sucumbimos hoje pela manhã. Realmente temos estado num ritmo puxado de jogos e baladas. Acabamos perdendo a partida de volei de praia às 9 am.
Com + uma ajudinha da Alê parte da galera foi hoje para a Vila Olímpica: Alê, Val, Lu, Rick, Celo e Jaimão. Mais tarde Ana e eu soubemos que nossos nomes também estavam na lista e fomos para lá. Corremos para lá, mas não conseguimos entrar em toda a Vila. O pessoal já estava andando por lá e não tinham como voltar para nos buscar, pois só podemos entrar na área das habitações com uma pessoa do COB. Mesmo assim foi produtivo, circulamos pelas lojas, pin trading e outros locais comuns da Vila, encontrando vários atletas (Leandro Guilheiro, Jade, Giba e Tiago Camilo).
Aproveitei para tirar foto com o Leandro, repetindo o feito de Atenas. Contei a ele que vi ganhar os 2 bronzes, em Atenas e Pequim; ficou contente com meu entusiasmo e só lamentou naquele momento não estar com a medalha de Pequim para eu "repetir" a foto de 4 anos atrás. Depois Ana e eu aproveitamos as compras na loja de produtos licenciados, muitas coisas só tinham lá que ainda não tinha visto em nenhum outra loja pela cidade.
Ana e eu ligamos para o Fê Borelli para saber dele, acabou "passando" pra nos pegar de taxi e fomos os 3 para o albergue. Deixamos tudo lá e fomos "almo/jantar" num restaurante italiano que descobrimos próximo ao albergue. O restaurante é bem agradável, comida deliciosa, bem próximo ao Hooters (sim, em Pequim tem Hooters, o negócio é achar chinesa original com peitão. Hahaha...).
De lá resolvemos ir para o Chaoyang Park Beach Volleyball Ground e arriscar comprar ingresso para a partida da Renata e Talita pelas oitavas-de-final. A arena do volei de praia fica dentro do Chaoyang Park e a Coca-Cola fez uma arena muito bacana, mas como o parque é muito grande a arena do volei era um pouco afastada da entrada principal. Pagando podíamos pegar uma "carona" num carrinho de golfe. Tentamos, sem sucesso, comprar tickets para a partida. Então, nos aproveitamos do jeitinho brasileiro e começamos a pedir aos chineses que estavam saindo da partida anterior seu ticket. Conseguimos três e inventamos um caô para os voluntários chineses (óbvio que eles entenderam quase nada do que dissemos e conseguimos entrar na arena mesmo com o ticket já destacado). Assistimos NA FAIXA!!
A primeira partida das oitavas foi com a dupla brasileira Renata e Talita. O jogo foi emocionante, vencemos de virada. Perdemos o 1o set, começamos mal o 2o set, mas conseguimos virar, levando o set com o placar apertado. O tie break conseguimos Nos juntamos a uma galera brazuca muito animada, fizemos a farra.
A segunda partida também tinham brasileiras: Larissa e Ana Paula, dupla formada aos 45 minutos do segundo tempo, com a contusão no joelho de Juliana, par de Larissa. Apesar de Ana Paula ter sido da seleção brasileira e levado prêmios pela sua qualidade em quadra, a falta de entrosamento certamente foi prejudicial para um ouro quase garantido para o Brasil. Foi um jogão a partida contra as alemãs. Repetimos a emoção do jogo anterior, perdemos o 1o set, mas as meninas se acharam no jogo e levamos o 2o set e tie break. Vibrei muito! A Larissa também vibrou muito com a galera ao final da partida.
Depois de muito camelar andando da arena até algum lugar que um táxi parasse, um brasileiro acabou pegando carona conosco, fomos até nosso albergue e depois ele seguiu o rumo dele.
PS: Táxi era o meio de transporte mais eficiente na maioria das vezes. Apesar do metrô ser novo e bem distribuído por toda a cidade, Pequim é "gigante". Muitas vezes era necessário fazer baldiações que perdiam tanto tempo atravessando de uma ponta a outra da cidade que o táxi era a melhor opção até porque era bem barato também. Acho que não teve um táxi que tenha gastado mais de RMB 50, pouco + de R$ 10.
Nos juntamos à galera olímpica, banho e balada na Holland House quase às 11 pm. Fomos eu, Gui, Fabi, Maurão, Ana, Felipe, Jaimão, Rodolfo, Nanci, Fred, Carlos... Estava muito bom, tava bom demais, mas só tocou música holandesa. Ou seja, não entendemos picas. Hahaha... Mesmo assim foi divertido. Ana e eu conhecemos uns caras muito figuras, uns americanos gente boa e divertidos. Diversão até o fim da balada (2 am). Da Holland House, fomos eu, Fê, Jaimão para a Sanlitun, uma ruazinha perto do nosso albergue do agito pechino. Fomos no China Dolls, mas pra variar só música eletrônica (não aguento!), depois Bar Blu e por fim ficamos mesmo com a brasileirada na rua fazendo samba. Lá estavam Virna, o marido dela, Tande... fazendo samba em plena rua em Pequim. Pode?! Brasileiro é sensacional!! :)
Atenas 2004 Beijing 2008
HOJE EU VI...
Volei de Praia (fem - oitavas)
Renata/Talita 2 x 1 Susanne/Kathrinne (Noruega)
Larissa/Ana Paula 2 x 1 Stephanie/Okka (Alemanha)
+ fotos - Vila Olímpica: http://tatizanonontrip.shutterfly.com/sports/424
Nenhum comentário:
Postar um comentário