terça-feira, 5 de agosto de 2008

Dia 05 :: Chegada em Pequim

Chegamos no aeroporto de Dubai e já era aniversário do Jaimão. Sim, ele é muito chique: comemorando o niver entre Dubai e Pequim. Hehehe... Fizemos o check in e fomos para a área de embarque. Alguns foram fazer comprinhas, outros foram para um Irish Pub. Lá comemos, bebemos e cantamos "parabéns para você" pro Jaimão.

Conhecemos um casal de ingleses com 2 super fofos filhos que tinham acabado de chegar do Brasil e aguardavam a conexão para Abdijan. Para o garotinho demos pin do Brasil, pulseirinha, tiramos fotos com a bandeira brasileira. Ficou super contente!

O vôo foi meio turbulento, mas Val e eu praticamente viemos "desmaiadas" de cansada. Aliás, eu, ela e quase toda a galera. Nem rolou conversinhas durante a viagem. Hehehe...

Ao desembarcar em Pequim, estavam Ju e Clau nos aguardando, juntamente ao receptivo de voluntários dos jogos. O vôo delas atrasou 2 horas na saída de Tóquio, então praticamente chegamos todos juntos. Já rolou a 1a foto da galera olímpica!!! No "comitê de recepção" tinha mascotes, voluntários, mapas dos venues, mas ficou nítido que o povo aqui não fala inglês.

Imigração: no balcão, tem uns botões para avaliar o policial/atendente que fez a sua entrada (ou não) na China. Tinha as opções: ótimo, bom, regular, ruim... Você teria coragem de avaliar o cara mal, sabendo que está entrando num país comunista? Hehehe...

Na saída, Felipe e Tauli nos aguardavam! Fotos, perucão... Já viramos sensação da chinesada (mal sabia a gente o quão chato isso poderia se tornar nos próximos dias), fotos, gente filmando... O maior barato! Apesar de estar chegando para + uma Olimpíada, não tive a mesma emoção de Atenas. Mesmo a China ser milenar e ter uma importância histórica sem precedentes, a energia que a Grécia me causou. Lembro dos olhos ainda marejados quando pisei em solo grego, berço da mitologia... Minha ligação com a Grécia é de outras vidas, não consigo explicar a emoção quando lá estive.

Pegamos o busão que a Tauli contratou para nos levar para a Grande Muralha. Aliás, sem Felipe e Ana Luisa, que se deu conta que tinha esquecido uma mochila no luggage claim. Do aeroporto fomos para o centro de Pequim buscar os ingressos num hotel, pois a Tauli conseguiu comprar alguns pra gente.

Chegamos no albergue umas 5 pm. A entrada era meio estranha, como se estivéssemos entrando num beco, mas depois vimos que tem tipo uma pracinha, com o nosso albergue, um hotel e um restaurante. Um pouco diferente... Aliás, o albergue é bem legal. Val e eu acabamos indo para o 4o andar. Tivemos que pedir ajuda dos meninos para subir nossas malas, pois não tem elevador. Rs... O nosso quarto é espaçoso (couberam as malas sem problemas abertas no chão), 2 camas de solteiro, mesa, tv, ar condicionado (importantíssimo!!) e banheiro. Tudo limpinho, inclusive a roupa de cama, bem arrumadinho! O único lance do banheiro é que não há uma divisão entre chuveiro, pia e privada (SIMMMMM, NÓS TEMOS UMA PRIVADA!!!!). Tem também um restaurante. Ou seja, o albergue é quase um hotel.

Uma vez situados, todos em seus quartos, fomeeee... onde comer? Além de tudo, tínhamos que celebrar o niver do Jaimão. Bom, tem um restaurante típico chinês ao lado do albergue. Só nos aventuramos lá porque o Felipe estava junto e ele fala chinês. O cardápio parece um livro, grande, pesado, grosso e cheio de figurinhas. Rs... Cada prato vinha com uma foto e mesmo assim não ajudava muito em alguns casos.
Uma das iguarias foi a cerveja chinesa numa "torre" que cabia 3L e não era ruim não viu. Comemos pato laqueado, carne de porco, camarões... diferente, exótico! Comi, não achei muito ruim, mas tomara que todos os dias sejam assim se não farei uma dietinha forçada. O jantar foi divertidíssimo, palmas à parte para o Rick na experiência de tentar comunicar-se em chinês. Fazendo livre associação aprendemos a pedir a conta ("my done") e perguntar onde é o banheiro ("c suá"). Garantia de ótimas risadas porque o melhor era a interpretação do Rick.

Depois do jantar, fomos dar uma volta no quarteirão. PQP Batman, o negócio parecia não ter fim. As quadras lá são muito grandes. Passamos em frente ao Workers Stadium, que será palco de algumas partidas de futebol durante as olimpíadas.