A China prometeu e cumpriu. Não era suficiente ser a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, a China preparou seus jovens para dar-lhe o 1º lugar no ranking de medalhas de ouro.
A China conquistou 51 medalhas de ouro. Sem dúvidas, muito esforço, investimento e comprometimento dos seus jovens atletas. A China, em todos os sentidos, foi o centro das atenções, mas eu não nego que chegou um momento que não dava mais vontade de torcer pelos chineses, afinal de contas levaram muuuuito ouro. Por um lado, foi positivo, pois tirou dos EUA a posição quase soberana de grande vencedor das Olimpíadas modernas. Por outro, começou a ficar chato só vendo a China comemorar medalhas de ouro.
Também há uma rivalidade Brasil-EUA, que nós enfrentamos na maioria das finais que tivemos a oportunidade de chegar: volei fem e masc, volei de praia masc e fem, futebol fem... Já estava ficando chato toda hora esbarrar com os EUA em momentos decisivos, deixando sempre aquela apreensão do poder de virada que eles têm (e provaram isso, especialmente no futebol). Mas tudo pelo clima olímpico! Hahaha...
Detalhes à parte, o Brasil trouxe ouros de onde não esperávamos e quem era promessa, não digo que decepcionou, porque a pressão de estar numa competição que reúne os melhores do mundo com certeza é muito grande, ainda mais quando milhões de pessoas esperam de você algo em troca, mas deixa uma ponta de tristeza porque seguramente merecia aquela recompensa.
Sabemos que não é fácil para um atleta brasileiro conseguir estar ali. Tirando alguns poucos esportes que têm forte apoio financeiro privado e/ou público ou organização da confederação nacional que dê esse suporte, que busca meios de incentivo para o crescimento dos seus atletas, muitos só faltam vender as "calças" para pagar a passagem e estar naquele que é o maior evento do mundo dos esportes.
Não foi fácil estar na 5ª fila, de frente para a pista do solo de ginástica, e ver, após uma apresentação perfeita, o Diego cair sentado, no último e + simples salto, que até então (nem em treinos) ele havia errado. Excesso de confiança, falta de sorte...? Eu filmava sua apresentação e quando ele caiu, no ginásio ecoou: "ohhhhh". Há coisas que não se explicam, elas precisam acontecer para nos trazer algum aprendizado. Pude ver que o Diego ficou em estado de choque, incrédulo, não podendo acreditar que aquilo realmente tinha acontecido. Falamos do bi-campeão mundial. Mas ele é humano e também pode errar! Ainda assim, sua apresentação vinha sendo tão perfeita, que sua pontuação ainda foi alta 15.200, mas infelizmente não o suficiente para ficar no pódio.
A todos os 277 atletas brasileiros, seus técnicos/preparadores físicos e seus parentes (que muitas vezes são os que patrocinam seus filhos acreditando em seu potencial) deixo o meu agradecimento por me fazer chorar, na alegria e na tristeza.
Mesmo sendo "over" (e o Ronalt/Ana Paula não gostando da musiquinha... rs)... "eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor". Eternizada nos jogos de volei, mas vale para todos os esportes onde tinha um brasileiro lutando, dando o seu melhor.
Gostaria de poder excluir dessa lista o time de futebol masculino que, com o exemplo de Ronaldinho Gaúcho falando ao celular durante o momento do pódio, demonstra falta de respeito e educação com todos os demais atletas, bem como aos espectadores e torcedores de televisão. Precisamos de uma reforma no futebol brasileiro, precisamos de atletas que ganhem menos, joguem mais com o coração, com amor ao que faz e não para aparecer simplesmente!!
Estar + uma vez em uma Olimpíada me deixa muitas lições como um atleta sempre amadora, mas não menos apaixonada pelo esporte e pela emoção que me permite sentir.
- Trabalho em equipe: mesmo sendo uma competição individual, um atleta não vence sozinho.
- Disciplina: comprometimento com seus treinos, performance, crescimento.
- Liderança: quase nato num atleta de ponta, e se não for, é trabalhável.
- Perseverança: continuar acreditando que pode chegar lá, um exemplo nacional é Maurren Maggi, que foi pega no doping, banida do esporte por alguns anos, e surpreendeu a todos por 1 cm.
- Foco nos objetivos: não necessariamente chegar ao pódio, apesar de esse ser o objetivo maior de um atleta que vai a um evento desse porte, mas estar numa Olimpíada, para alguns já é chegar no ápice.
O que não podemos deixar morrer dentro de cada um de nós é a capacidade de sonhar, é o que nos move adiante. É isso que esse universo do esporte e das olimpíadas desperta em mim: sonhar e acreditar que eu posso conseguir o que desejo, basta eu querer e me preparar!
Agradeço à Ynara que me proporcionou uma oportunidade créme de la créme: conhecer a Vila Olímpica! À Paula Hernandez pela sua atenção e entusiasmo, por cuidar dos nossos atletas como uma grande mãezona.
Por fim, agradeço aos meus parceiros de viagem... Todos têm dias de bom e mau humor, de querer ficar sozinho e de agitar com a galera, de se aborrecer ou colocar panos quentes, de desabafar ou falar pelos cotovelos empolgado com um momento "único" que acabara de viver! A vida é feita de dialéticas!
Éramos muitos e muitos que pouco se conheciam. O dia-a-dia faz a gente sentir o que é cada pessoa ao nosso lado, a nos aproximar de uns, a nos afastar dos outros. É natural essa movimentação, o mais importante é que pequenos detalhes comprometam o momento que está vivendo, único, que entra para a história dos livros, mas também para a história da nossa vida. Afinal de contas, quantas pessoas você conhece que foi para uma Olimpíada? ;-)
"Os amigos são pessoas comuns como qualquer ser humano, podem tomar atitudes que nos chateiam e ainda assim permanecerão sendo nossos amigos"
Agora começo um novo countdown. Ainda não é para Londres, tem tempo, 4 anos pela frente!
Meu próximo objetivo: Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010!!!
Faltam 529 dias para Vancouver 2010!!
domingo, 31 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi tati!!
Maneiro seu blog!!! Licoes mesmo...
E a galera foi demais! Obrigado por me aguentarem la tbm!
Estou com saudade.
Beijos
Ola Tati, parabéns pelo Blog.
Você é uma pessoa que me surpreende a cada dia...
Parabéns pelo sucesso profissional e pessoal...
Beijos,
Cláudio
Postar um comentário